Mudança de hábito faz China mais que dobrar importação de café do Brasil em 2024
Expectativa é de que as exportações de café para o gigante asiático saltem 65% neste ano.
O café brasileiro invadiu a China e a expectativa é de que invada ainda mais, de acordo com as estimativas do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Em julho, a China importou 51.714 mil sacas de café do Brasil — de janeiro a julho deste ano, o país asiático desembarcou pouco mais de 594 mil sacas do grão brasileiro.
Tradicionalmente, o chá é o tipo de bebida que os chineses mais tomam — são de lá os primeiros registros da bebida, há mais de 3 mil anos.
Mas a realidade por lá tem mudado. Na China, um quarto da população, ou 330 milhões de pessoas, consome café — em 2013, esse número girava em torno de 190 milhões.
A maioria dos entusiastas chineses de café é de jovens que trabalham em escritórios, predominantemente mulheres, diz Marcos Mattos, diretor-geral do Cecafé.
“Há uma mudança cultural muito importante na China, no aspecto de globalização. E o café é o símbolo dessa globalização”, diz Mattos.“As cafeterias desempenham um papel crucial nesse contexto. O país tem cerca de 50 mil estabelecimentos, um número expressivo que reflete o investimento em indústrias de torrefação e moagem.”
O Brasil é o maior produtor global de café— a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) afirma que o país colheu 55 milhões de sacas em 2023/2024, seguido de longe por Colômbia e Vietnã.
Entre as safras 2019/2020 e 2024/2025, o consumo de café no país asiático cresceu mais de 60%, de acordo com o Cecafé. A expectativa é de que as exportações para o gigante asiático saltem neste ano civil, como mostram dados obtidos com exclusividade pelaEXAMEem parceria com o Cecafé.
Segundo o levantamento, as exportações brasileiras de café para a China em 2024 vão alcançar 2,5 milhões de sacas, um aumento de 65% em relação ao ano passado, quando o país exportou 1,5 milhão de sacas.
O valor total deverá atingir US$ 525 milhões, um crescimento de 64% na comparação com 2023. Neste ano, o Brasil assinou ummemorando de entendimento (MOU) com a Luckin Coffee, a maior rede de cafeterias da China e também a principal importadora de café brasileiro no país, com mais de 16 mil lojas espalhadas por lá.
O acordo prevê a compra de aproximadamente 120 mil toneladas de café brasileiro pela rede, no valor de cerca de US$ 500 milhões.
“Isso demonstra que o Brasil, como maior produtor e exportador de café do mundo, está abrindo mercados e fortalecendo sua presença na China”, afirma Carlos Cogo, sócio-diretor da Cogo Inteligência em Agronegócio.
“Além disso, há um acordo entre os países que permite a condução direta de transações comerciais e financeiras entre eles, trocando yuan por reais, em vez de usar o dólar dos Estados Unidos, o que impulsiona ainda mais o comércio e o investimento bilaterais”, destaca Cogo.
Na safra 2023/24 — que começou em 1ode julho de 2023 e se encerrou em 30 de junho de 2024 —, a China foi o sétimo destino das exportações brasileiras de café ao adquirir 1,646 milhão de sacas, um salto de 186,1% ante a temporada 2022/23. No total do referido ciclo, o Brasil embarcou 47,3 milhões de sacas, alta de 32,7%.
Fonte Exame
GOSTOU DESTA REPORTAGEM?
OConexão Três Pontasé um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.
Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.
Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.
Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.
Venha para a Família Conexão Três Pontas.
Conexão é jornalismo que faz diferença!
#conexãotrêspontas#notícia#opinião#comentando#polêmica#jornalismo#informação#comportamento#fato#rogercampos#minasgerais#suldeminas#Conexão#reportagem#notícias#Covid19#instagram#twitter#saúde#educação#política#policial#crime#economia#governofederal#trêspontas
Roger Campos
Loading...