
NOVIDADE: Minas já emite nova carteira de identidade; veja como solicitar
Mais de 100 mil carteiras já foram expedidas, segundo a Polícia Civil o documento promete combater a falsidade ideológica
Após o governo ter prorrogado do dia 6 de dezembro para 11 de janeiro o prazo para que osestadose oDistrito Federalpassem a emitir a novaCarteira de Identidade Nacional (CIN),nesta quinta (11) expira a prorrogação.
Segundo dadosMinistério de Gestão e Inovação, até dezembro, mais de dois milhões de novas carteiras de identidade já foram emitidas, com 13 estados já com o documento atualizado: Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A mudança no prazo atendeu a um pedido dos estados para a ampliação do tempo para a obrigatoriedade da emissão do novo documento, que deve aposentar o RG.
“A Carteira de Identidade Nacional usa o CPF como número único, o que possibilita melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil”, explica a pasta.
Por que será o fim do RG?
O uso do número do Cadastro Pessoa Física, emitido pelaReceita Federal, permite que o documento seja válido em todo o território nacional, enquanto o RG é emitido por estados.
Dessa forma, o CPF passará a ser utilizado em praticamente todos os documentos, permitindo que, a partir de uma única combinação numérica, entidades governamentais consigam ter acesso a todas as informações de um cidadão, como CNH, título de eleitor, carteira detrabalho, entre outros.
No entanto, o dia 11 de janeiro — caso não ocorra uma nova prorrogação — é a data para que todos os estados e DF passem a emitir. No caso dos cidadãos, o RG segue válido até 28 de fevereiro de 2032.
A primeira via e a renovação do documento são gratuitas. Da mesma maneira que aCarteira Nacional de Habilitação (CNH),o documento estará disponível em versão física e digital.
Validade da Carteira de Identidade Nacional
O período pelo qual o novo documento é válido varia conforme a faixa etária. Confira:
- 5 anos para crianças de zero a 12 anos incompletos
- 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos
- Validade indeterminada para quem tem acima de 60 anos.
Minas Gerais
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já começou a ser emitida em Minas Gerais. Cerca de 102 mil mineiros já estão com o novo modelo da carteira de identidade em mãos. O balanço foi divulgado pela Polícia Civil (PC), que informou detalhes sobre a emissão do documento, já disponível em todo o Brasil.
A emissão de forma definitiva da nova Carteira de Identidade Nacional começou no último dia 27 de dezembro e, segundo a PC, promete “dificultar” crimes como o de falsidade ideológica. Danielle Aguiar Carvalho, delegada da Polícia e coordenadora da divisão de datiloscopia do Instituto de Identificação de Minas Gerais (IIMG), explica que“a carteira é confeccionada com papel próprio e conta com diversos itens de segurança, que dificultam a cópia ilegal dos documentos”.
Se for necessário uma segunda via, o valor está em torno de R$ 105,59. Em casos de extravio ou perda do documento ela também é paga. Outras situações como hipossuficiência, roubo e furto há isenção para o pagamento dessa segunda via. O pagamento é feito no portalCidadão MG.
Nesse primeiro ano, a expectativa da Polícia Civil é alcançar o patamar de 140 mil carteiras mensais em Minas Gerais.
*Com informações do Money Times e Estado de Minas
GOSTOU DESTA REPORTAGEM?
OConexão Três Pontasé um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.
Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.
Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.
Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.
Venha para a Família Conexão Três Pontas.
Conexão é jornalismo que faz diferença!
#conexãotrêspontas#notícia#opinião#comentando#polêmica#jornalismo#informação#comportamento#fato#rogercampos#minasgerais#suldeminas#Conexão#reportagem#notícias#Covid19#instagram#twitter#saúde#educação#política#policial#crime#economia#governofederal#trêspontas
Roger Campos
Loading...