Páscoa 2025 deve movimentar R$ 5,3 bilhões, diz pesquisa

Páscoa 2025 deve movimentar R$ 5,3 bilhões, diz pesquisa

10 de abril de 2025

APESAR DESSES NÚMEROS, PREVISÃO EM TRÊS PONTAS NÃO É OTIMISTA: “MENOS 30%”, DIZ EMPRESÁRIO.

A Páscoa de 2025 promete pesar mais no bolso do consumidor brasileiro. Segundo levantamento da economista e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Nadja Heiderich. projeções da indústria e dados recentes de inflação indicam um cenário de alta nos preços dos tradicionais ovos de chocolate e outros itens consumidos nesta época do ano.

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) alertam para um aumento significativo nos preços dos ovos de Páscoa em 2025. A Abicab prevê um encarecimento médio de 9,5% nos ovos. Além disso, estima-se uma redução na oferta, com cerca de 45 milhões de unidades disponíveis, representando uma queda de 22,4% em comparação ao ano anterior.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em parceria com o Instituto Datafolha, a Páscoa deste ano deve movimentar R$ 5,3 bilhões. Comparado ao ano anterior, a projeção é 26,8% mais alta. Mas nem tudo são flores. Aqui em Três Pontas, por exemplo, o líder de vendas de produtos da Páscoa do ramo supermercadista, prevê queda de 30% nas vendas e revela os motivos.

BRASIL

O estudo ainda diz que 7 em cada 10 pessoas (67%) pretendem comprar chocolates ou outros produtos – gastando em média R$ 146 reais. Em 2024, o ticket médio foi de R$ 156.

O ovo de Páscoa é o produto pretendido mais citado (64%) pelos entrevistados, seguido por bombons, caixa de bombons, trufas (36%) e barra de chocolate (34%).

Brinquedos e cesta de Páscoa somaram 2% das intenções de compra cada. Roupas 1% e outras respostas ou não sabem, 2%.

A pesquisa mostra que 9 em cada 10 entrevistados (91%) pretendem comprar produtos ou presentes em uma loja física, enquanto apenas 9% devem fazer as compras online. O resultado é similar ao do ano passado.

Outro detalhamento é que cerca de 8 em cada 10 pessoas (78%) pretendem comprar em um estabelecimento comercial e 26% de pessoa autônoma que vende por conta própria. 2% não sabe ou não se decidiu.

A preferência por compras presenciais é maior também entre homens (92%) e mulheres (91%), assim como em todas as classes sociais (A/B e C: 90% e D/E: 94%).

Vista pelo recorte de faixa etária, a preferência por lojas físicas é maior entre a população com mais de 60 anos (96%) e menor entre 25 a 34 anos (89%).

Quanto gastar?

As regiões Sul (R$ 178), Centro-Oeste (R$ 169) e Sudeste (R$ 158) apresentam a intenção de gasto médio acima da média nacional.

Nessas regiões, a estimativa de movimentação é de R$ 984 milhões, R$ 501 milhões e R$ 2,3 bilhões, respectivamente.

A região Nordeste apresenta média de gasto de R$ 109 e previsão de R$ 1 bilhão de movimentação. Com a menor média está a região Norte (R$ 108) e movimentação de R$ 414 milhões.

Os homens pretendem gastar mais (R$ 154), assim como consumidores da faixa etária de 18 a 24 anos (R$ 157) e das classes A/B (R$ 182).

Ainda de acordo com a pesquisa, 42% dos consumidores pretendem usar cartão de crédito ou débito para comprar os produtos neste ano. Já quem pretende comprar com cartão de crédito ou de loja, 45% pretendem parcelar.

Outras formas de pagamento citadas pelos entrevistados também são dinheiro (43%) e Pix (39%), enquanto 1% sinalizou cartão tipo Vale Alimentação e Refeição.

No Sudeste (53%) e no Sul (47%) o cartão é o meio de pagamento escolhido por quase metade dos entrevistados.

É também a preferência entre homens (43%) e mulheres (42%) e passa da metade entre os consumidores das classes A/B: 58%. No recorte de faixa etária, o cartão é preferência entre 25 a 34 anos (45%) e 18 a 24 anos (44%).

No recorte por gênero, as mulheres pretendem parcelar as compras mais do que os homens: 49% contra 38%.

Entre os consumidores, as pessoas com mais de 60 anos têm maior disposição para parcelar suas compras, com 57%.

TRÊS PONTAS

O Conexão Três Pontas conversou com Denilson Lamaita Miranda, um dos proprietários do Moacyr Supermercados, o mais tradicional de Três Pontas e com o maior volume de vendas dos itens comuns na Páscoa.

Segundo ele, as previsões não são tão otimistas, já que ele investiu 30% menos na compra de produtos da Páscoa para a revenda em seus estabelecimentos.

“Nós acreditamos que a Páscoa de 2025 terá uma queda de 20% a 30% nas vendas. O primeiro motivo é a alta no preço desses produtos, como pescados e chocolates. Por conta desse aumento, o poder de compra das famílias, dos trabalhadores brasileiros, consequentemente cai e eles certamente investirão menos nessa Páscoa”, revelou.

Ainda conforme Denilson, outro quesito que será sentido nessa Páscoa é a diminuição da variedade dos produtos, já que as fábricas restringiram alguns e cancelaram a confecção de outros.

Para Denilson Miranda os ovos de Páscoa menores serão mais comercializados, embora o carro chefe da Páscoa principalmente pelo preço, continue sendo as caixas de bombons.

“O Moacyr Supermercados não se acomodou e preparou condições especiais e os melhores preços para que você e sua família passem uma Páscoa mais saborosa. Passe em qualquer unidade do Moacyr Supermercados e garanta a alegria nessa Páscoa, com ovos de Páscoa, caixas de bombons, cestas especiais, barras de chocolate e muito mais. Ah, os pescados também estão em oferta! Só o Moacyr Supermercados oferece tantas vantagens em todas as datas comemorativas e nos dias comuns também. Se é Páscoa, vem pro Moa!”, concluiu Denilson.

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Roger Campos

Jornalista / Editor Chefe

MTB 09816JP

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