Projeto Vila Vicentina: Parceria entre a Farmácia Municipal e a Vila Vicentina garante acesso a medicamentos e reduz custos para a instituição

Projeto Vila Vicentina: Parceria entre a Farmácia Municipal e a Vila Vicentina garante acesso a medicamentos e reduz custos para a instituição

03 de abril de 2025

A Vila Vicentina, instituição filantrópica de Três Pontas que presta assistência a idosos, deu um passo importante para garantir a continuidade dos cuidados oferecidos a seus residentes. O Projeto Vila Vicentina foi criado com o objetivo de reduzir os altos custos com medicamentos, assegurando que os idosos tenham acesso aos tratamentos necessários por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica de Minas Gerais (CEAF/MG).

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a enfermeira responsável técnica da Vila Vicentina, Ana Paula, a farmacêutica responsável pelo CEAF de Três Pontas, Adriene, e o médico da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), Dr. Sílvio Evangelista.

Como funciona o projeto?

A ação começou com um levantamento detalhado dos medicamentos utilizados pelos idosos e suas respectivas patologias. A partir dessa análise, foram verificadas as medicações disponíveis no CEAF/MG para que pudessem ser solicitadas ao Estado.

O processo segue as seguintes etapas:

✅ A enfermeira Ana Paula identificou os medicamentos em uso pelos idosos;

✅ A farmacêutica Adriene, do CEAF, conferiu a lista de medicamentos padronizados pelo Estado e reuniu os documentos necessários para a solicitação;

✅ O médico Dr. Sílvio Evangelista avaliou cada idoso e preencheu os formulários exigidos, incluindo a prescrição médica com o CID (Código Internacional de Doenças);

✅ Os cadastros dos idosos estão sendo realizados no sistema estadual para análise e aprovação.

Atualmente, a equipe está montando os processos para 29 idosos, o que representa uma economia estimada de R$ 4 mil por mês para a Vila Vicentina – cerca de R$ 48 mil ao ano.

Impacto para a Vila Vicentina

Com a obtenção gratuita dos medicamentos pelo Estado, os recursos antes destinados a essas despesas poderão ser direcionados para outras melhorias na instituição, contribuindo para a qualidade de vida dos idosos.

A Vila Vicentina atende, em média, 58 idosos por mês e mantém suas atividades por meio de doações, recursos públicos e ações promovidas ao longo do ano. Como a instituição conta com poucos recursos próprios, essa iniciativa representa um avanço significativo na otimização dos gastos e na garantia de um atendimento mais eficiente.

A Prefeitura de Três Pontas reforça a importância desse tipo de parceria e do trabalho conjunto para fortalecer a assistência aos idosos do município.

Fonte Ascom PMTP

GOSTOU DESTA REPORTAGEM?

OConexão Três Pontasé um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.

Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.

Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.

Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.

Venha para a Família Conexão Três Pontas.

Conexão é jornalismo que faz diferença!

#conexãotrêspontas#notícia#opinião#comentando#polêmica#jornalismo#informação#comportamento#fato#rogercampos#minasgerais#suldeminas#Conexão#reportagem#notícias#Covid19#instagram#twitter#saúde#educação#política#policial#crime#economia#governofederal#trêspontas

Roger Campos

Jornalista / Editor Chefe

MTB 09816JP

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

Loading...