Mas graças ao trabalho competente dos profissionais do PAM, vaga acabou sendo aberta na maternidade local
O Conexão três Pontas, recebeu na noite desta quinta-feira (16), por volta das 20 horas, uma denúncia por parte de alguns leitores dando conta de que que uma mulher estaria em trabalho de parto dentro da ambulância do SAMU, na porta de entrada do Pronto Atendimento Municipal, já que não havia médico obstetra para recebê-la na unidade de saúde local.
Chegamos no local e constatamos a veracidade do fato. A mulher ainda estava dentro da ambulância e os profissionais do SAMU estavam tentando conseguir uma vaga na maternidade, conforme nos relatou o socorrista:
“O SAMU recebeu uma solicitação de serviço. Nós fomos fazer o socorro da pessoa que é parturiente e trouxemos para a Maternidade local, mas quando chegamos aqui constatamos que não tinha médico. Ela estava em trabalho de parto, segundo ela. Ela teria que ter dado entrada aqui no Pronto Socorro, já que não tem médico na maternidade e é o Pronto Socorro que tem que providenciar a internação dela onde encontrar vaga através do programa SUS Fácil. Mas felizmente conversas estão acontecendo e parece que o médico de plantão acatou e ela dará entrada na maternidade”, explicou.
Segundo informações colhidas no Pronto Atendimento Municipal, o Dr. Eduardo Vasconcelos, que é Diretor Clínico da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis e que estava de plantão no PAM, autorizou a entrada da grávida na maternidade local, pelo SUS Fácil, já que a mesma estaria em trabalho de parto. Ele teria inclusive entrado em contado com o Dr. Luís Antônio que é ginecologista/obstetra para acompanhar o caso.
Destaca-se o trabalho de todos os profissionais do Pronto Atendimento Municipal.
Felizmente tudo terminou bem. Maria Aparecida Cordeiro, de 27 anos, casada, residente a Rua Vereador João Scatolino, no Jardim Boa Vista, foi encaminhada para a maternidade e será feito todo acompanhamento durante o parto.
Caro amigo da conexão Três Pontas, cumprimento o seu trabalho mas venho aqui contestar a sua nota a respeito do colega que não quis dar entrevista. Talvez você não saiba, mas dentro do nosso regulamento estamos proibidos de prestar qualquer informação sobre os nossos atendimentos e situações dos nossos pacientes. Temos um departamento de comunicação e acessoria que é responsável por isso. Portanto o socorrista que gentilmente lhe deu informações agil totalmente fora de ética profissional, e o socorrista que não prestou informações está correto. Da próxima vez antes de crucificar alguém, procure se informar melhor. Agradeço e bom trabalho!
Prezada leitora. Agradecemos sua mensagem, mas devemos lhe informar que você está absolutamente desinformada sobre o que aconteceu. No que tange não dar entrevistas, é um direito e nós respeitamos, bastava dizer que não daria entrevista. Agora ser absolutamente grosseira, despreparada para lidar com a população, com a imprensa, não se justifica, tanto que membros da corporação nos mandaram mensagens repudiando a ação infeliz dessa pessoa, se desculparam e disseram que, apesar de não poder dar entrevista, a educação cabe em qualquer lugar. No mais, cara leitora, reforçamos que quem trabalha com resgate, deve, primariamente, ter calma, contornar as situações emergenciais e acima de tudo postura e conduta. Por fim, todos sabem, reconheceram que ela errou feio e não há justificativas coerentes para sua defesa e nem para este seu posicionamento, embora o respeitemos, assim como continuamos respeitando o SAMU. Nossa Assessoria Jurídica está cuidando do caso. Boa noite…
Caro Roger como eu disse você deu uma nota que realmente não foi bem assim , você falou que não tinha obstetra, mas tinha ! O que não tinha era anestesista e por certo ele foi muito mal educado com o obstetra ! A paciente não estava em trabalho de parto , ela estava perdendo líquido ! E se você não sabe trabalho de parto é quando a bolsa se rompe , e a bolsa se rompeu na hora que ela foi examinada pelo obstetra ! E foi quando ele decidiu fazer uma cesariana na paciente ! Eu estava la e vi tudo ! Quem te passou a informação , não te passou a informação certa , você não passou a informação errada para a população !